Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dominar a língua, você consegue?


Graça e Paz meu amados. Hoje me dediquei a meditar em todo o capitulo de Tiago 3 e separei alguns versículos para a nossa meditação.

Veja esta história:
Um nobre senhor mandou um dia o seu criado ao açougue, dizendo-lhe: - "Traze-me o melhor bocado que lá encontrares". Para atender fielmente ao pedido de seu amo, o servo trouxe-lhe uma língua. O nobre senhor mandou que as criadas preparassem aquela língua, e assim se deliciou com o estranho e apetitoso bocado. Dias depois, o senhor chamou novamente o servo e recomendou-lhe: - "Traze-me agora, do mesmo açougue, o bocado mais desprezível que encontrares". O criado foi depressa, pensou, e trouxe mais uma língua. Tomado de admiração, o seu senhor indagou-lhe: - "Que significa isso: pedi o melhor bocado e me trouxestes uma língua; depois pedi o pior bocado e me trouxestes também uma língua?" Então o servo, que era sumamente sábio, explicou-lhe: - "Não me enganei, senhor. É isso mesmo: a língua é, ao mesmo tempo, tudo o que há de melhor e tudo o que há de pior no mundo. Pode causar os melhores bens na boca de uma pessoa boa e pode causar os maiores males na boca de uma pessoa má".
Fonte:http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco/lingua.htm


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:6-9


Dominar a língua para nós simples seres humanos se torna uma tarefa difícil. Com a língua podemos elogiar, glorificar, amaldiçoar e por ai vai. A língua costuma se gloriar de varias coisas ela é um pequeno membro mais mesmo assim contamina o todo o nosso corpo. Você já magoou alguém com uma palavra? é impossível dizer que não, as vezes magoamos sem querer ou por pura pirraça. Hoje eu estava "conversando" com um deficiente auditivo (surdo e mudo) aqui no meu trabalho e percebi a  grande dificuldade de poder entende-lo. Mas dei graças  a Deus por poder falar e ouvir e fiquei pensando se essa pessoa já magoou alguém; provavelmente não, ou não com palavras.
Mais o que realmente importa meus amados é sabermos controlar esse pequeno órgão, se tropeçarmos em nossas palavras usando-as como flecha cheia de veneno estaremos nos conduzindo ao inferno. Hershel Ford, um judeu convertido, disse certa vez: «O escorpião tem veneno na cauda, a serpente tem veneno no dente, o mentiroso tem veneno no coração e manda para a língua».
Precisamos pedir a Jesus que coloque palavras santas em nossas bocas. A língua não só magoa e elogia as pessoas, como com o mau uso dela acabamos ficando distantes de Deus. Palavrões, baixarias essas coisas são para os que não querem ter o Espirito Santo abitando dentro de si.

Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai dos nossos lábios – Mat 15.11a


Imagine que você em um momento de unção com Deus fala tudo o quanto é bom e agradável aos ouvidos de Deus. E depois se encontra com os amigos e vai falar de piadas de baixo calão, comentar sobre a vida de fulano e ciclano, cantar músicas que só incentivam a sexualidade e a traição. Como fica você com Deus?
Uma fonte não pode jorrar água doce e amarga meu querido, isso é o mesmo que servir a dois deuses, um Deus o GRANDE EU SOU e o outro é satanás um anjo que por causa da sua língua contaminou a terça parte dos anjos do céu. Quando for falar de alguém fale como se ela estivesse presente.
Devemos ter cuidado com o nosso falar, pedindo a Deus que tire tudo que houver de impuro de dentro de nós e usarmos de palavras sábias, doces e cheias de amor.
Devemos pensar antes de falar e pensar muito, se por acaso sair de nossa boca algo ruim devemos repreender imediatamente e pedirmos desculpa se magoarmos com elas alguém. Não devemos deixar que esse pequeno membro nos domine e consequentemente apodreça todo o nosso corpo. Pois a falta deste domínio nos leva a pecar, - mas o seu domínio revela prudência – Pv 10.1
 Eu costumo ler a bíblia dela tiro palavras vindas do auto, leio também outros como livros, e textos que possam servir para me edificar. Procure manter a sua língua no local onde sempre deve estar dentro da boca, se isso não for possível peça que Deus o guie em sua palavras.



Abra os seus ouvidos a Deus antes de abrir a sua boca para os outros.

Deus te abençoe. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário