Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As vestimentas que levam ao Céu


Paz do Senhor meus queridos, quero compartilhar com vocês um assunto que deixa muitos cristãos hoje em dia preocupados. Qual é a maneira correta de se vestir? Ou seja a respeito de nossas vestimentas. No decorrer da minha vida cristã já ouvi muito: Saia é a vestimenta para a mulher e calça para o homem, brincos e outras joias são motivo de vaidade, não precisamos de maquiagem afinal Deus nos fez belos. Ouvi também que quem usa todos os adereços acima citados não vai para o céu, que a igreja fulana é santa por seguir essas regras e a ciclana não é; e por ai vai.
Mas, quem já leu a bíblia deve já ter visto o quanto as mulheres se "enfeitavam", Arão fez com as argolas das mulheres um bezerro de ouro para adorar Gênesis 35:4. Não vem ao caso aqui a adoração ao bezerro mas sim que na quela época as mulheres usavam adereços e mesmo assim Deus nunca se importou com isso. Os sacerdotes do velho testamento não usavam roupas de baixo apenas túnicas Êxodo 20:26. Por esse motivo Deus ordenou que não fizessem altares elevados, e mais a frente ele ordena que os sacerdotes usassem calção em baixo de suas túnicas para cobrir a sua nudez (Êxodo 28:40-42).  Em Deuteronômio 22:5, Deus disse: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável ao Senhor, Deus não estava proibindo que os homens e as mulheres usassem artigos de roupas semelhantes, na quela época ambos os sexos usavam túnicas, como hoje em muitas culturas os homens e mulheres usam calças e também saias; por isso é errado usar esse verso a cima para condenar as mulheres que usam calças. 
Mas devemos levar em conta os costumes e tradições de um povo e a  necessidade de usar tal roupa em certa ocasião que vai lhe deixar mais elegante, se o trabalho da pessoa exige que ela use saia ou calça, se é ela vai pilotar ou andar a cavalo; por que mulher de cavalo ou moto ou bicicleta com saia não combinam, e saber que não é por que os homens escoceses usam saias que eles não vão para o céu (afinal saia é para mulher segundo alguns) ; eles não iram para o céu se não fizerem a vontade de Deus. 
                                      
                                       O significado do véu

Era um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gên. 24:65; Cant. 4:1). Também considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.

A Bíblia, às vezes, usa essa construção (Não faça isso, mas faça aquilo) para enfatizar o que é mais importante, sem proibir o menos importante. João 6:27 é um exemplo claro: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...."

A Bíblia traz em I Pedro 3:3 e 4 o seguinte: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.

Não devemos usar dessas palavras para sairmos por ai usando tudo o que quisermos, mas sim usar de bom censo para saber o que vestir para agradar a Deus. Nem devemos nos vestir de forma que faça o nosso irmão pecar, pois a nossa carne é fraca e ela sempre nos levará para o caminho do mal. Para Deus não importa se você usa saia ou calça ele se alegra com um coração quebrantado. Como diz o versículo a cima que não seja nossas roupas, acessórios e o tamanho do nosso cabelo que venha fazer a diferença em nossas vidas; mas sim nosso interior e como nos comportamos perante Deus e a sociedade. Amados irmão de igreja, não procurem buscar a diferença na adoração mais sim o motivo que nos torna iguais que é esse adorar a Deus. Afinal eu conheço pessoas que seguem as regras da igreja mas se esquecem de seguir a de Cristo, como por exemplo amar ao próximo. Jovens com muita roupa e pouca unção cheios de raiva e palavras malditas. Jesus disse sede santos por que eu sou santo. E também quem foi que disse que quem só usa saia não é vaidoso? São sim e bastante, tanto na área da vestimenta como em deixar a casa bonita, ter moves melhores, fazer a melhor festa.  Isso não é vaidade? Devemos vestir a armadura santa, e nos apartar de todo o caminho que nos leva ao inferno. Devemos ser mansos e humildes de coração, não devemos compartilhar das coisas pecaminosas.
Essa é a verdadeira forma que alcançaremos a salvação.

Sede santos como Jesus é, e após se tornarem como ele é ele te dirá a maneira certa de se vestir, você saberá se está agradando a Deus ou não. Faça o seguinte teste, antes de sair de casa se olhe no espelho e pergunte a Deus: Senhor essa é a maneira que eu vou testemunhar que sou teu? Se você sentir paz em seu coração então você saberá que Deus se alegrou com sua vestimentas, mas se você se sentir nem que seja um pouquinho incomodado saiba que Deus não se alegrou com o que você esta usando pois pode causar nas pessoas lá fora desejo carnal, vergonha e outras coisas a mais; mesmo que você não queira. Espero ter respondido com clareza a questão sobre as vestimentas. Deus te abençoe. Amém

10 comentários:

  1. A PAZ IRMÃ CAMILA, O SEU BLOG É UMA BENÇÃO! HOJE OS DOGMAS E TABUS ESTÃO SENDO QUEBRADOS, POR MAIS QUE ALGUNS QUEIRA RESISTIR MAS, COMO SÓ A NOVA GERAÇÃO DO POVO DE ISRAEL VIU A TERRA PROMETIDA, ASSIM TAMBEM HOJE TUDO SE RENOVA, TENHA FE´. GOSTEI DO SEU BLOG E VOU SEGUI-LA! FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Amém benção, Deus continue assim, sempre nos usando.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR IRMÃO, MUITO BEM SEU BLOG
    COM MENSAGENS EDIFICANTE, DEUS CONTINUE TE
    ABENÇOANDO GRANDIOSAMENTE
    VISITE TBEM O MEU E SE QUISER SIGA SERÁS BEM VINDA. A PAZ
    www.rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo ótimo texto e pelo blog no geral, seu post é esclarecedor, Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  5. Amém Wagner Barros e Rcostaalves.
    Para vocês desejo toda a sorte de benção. Amém.

    Vou seguir sim irmão.

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor Jesus, muito boa a postagem, parabéns. Obrigado por voce seguir nosso blog, desde já também sigo o seu. Que Deus ti abençoe e ti guarde.

    ResponderExcluir
  7. é, a questão das roupas é mais um assunto espinhoso nas igrejas. O problema é que ele é mais um assunto levado para o lado pessoal: quem gosta de se vestir de certa maneira, vai defender esse "estilo".

    Aí é que está a armadilha. Não é o seu ou o meu estilo que está em jogo. O estilo do crente é o estilo de Jesus: vestir a armadura da fé, usar o perfume da obediência e o adorno da compaixão.

    De maneira prática, você resumiu tudo quando disse: use o bom senso. Quando você se vestir, lembre-se desse versículo:

    Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
    Provérbios 21:2

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcelo e João agradeço a Deus por ter colocado sua palavra em meu coração e ter me usado para falar com vocês.

    Precismos de santidade dentro das nossas igrejas. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Que triste,muito triste, o maligno tem cegado a muitos.Busquem em oração no Senhor...Atavios do Egito, bagagens do Egito.Não há evangelho sem renúncias.A porta é mais estreita do que pensamos e temos que mostrar diferença sim, em todos os sentidos.Na integridade, no temor, no coração, nas vestes e nos adornos.Podemos sim todas as coisas, mas nem tudo nos convém.Assim me disse o Senhor...A partir de agora os seus olhos serão abertos.E eu louvo ao Senhor por este dia e retirei os meus adornos, e tbm aprendi a usar saia fora da igreja e deixei as maquiagens exeto algo levemente rosado para os lábios, pois assim me permitiu o Senhor e joguei fora saltos agulha, pois ainda que não era a minha intenção, eu pude enxergar o quanto sedutores são.Que Deus por infinita graça e misericórdia possa dispertar para a verdade, mais e mais servas e pregadoras da palavra de Deus.Assim me ensinou, não o homem, mas o Senhor, que estas renúncias são uma proteção para nós, pois muitas fazem as vontades dos demônios e das pombagiras, sem saber e acabam até prestando culto a elas sem saber.O maligno sega e engana muitas e muitas e se não vigiarem e despertaram,irão arder e serem torturadas constantemente e eternamente no inferno.Vigia e desperta enquanto há tempo, enquanto há tempo.Não sigam a onda de quem está na mídia.Busquem no Senhor.Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. Leia Isaías cap 3.16.em diante aí vc fala pra mim se Deus se agrada

    ResponderExcluir